Áreas de Atuação

Private Equity

A Ático estrutura fundos de investimento em participações em empresas com capital fechado, em conjunto com parceiros estratégicos em busca de geração de valor.

O Private Equity escolhe seus projetos dentro de setores econômicos sujeitos a transformações pelos três principais fatores:

  • Ganho de escala , dado o foco e a necessidade do mercado;
  • Menor custo marginal por mudança de tecnologia;
  • Maior Valor Agregado quanto maior for a intervenção do capital humano.

Nossa filosofia de investimento envolve sempre um parceiro estratégico, que será responsável pelo expertise do setor, enquanto a Ático faz a gestão da governança corporativa e da estrutura de capital. No nosso modelo de trabalho, os parceiros estratégicos participam tanto da taxa de administração como da taxa de performance.

Ático Geração de Energia FIP

Perfil

A partir do FIP – Fundo de Investimento em Participações, consolidamos projetos de geração de energia em empresa com governança de primeira linha que seja player significativo nos mercados regulado e livre do Brasil e América Latina, e que seja também elegível para abertura de capital na Bolsa de Valores ou para M&A com player estratégico do setor.

bolt_logo

OBJETIVO

O objetivo do FUNDO é proporcionar aos cotistas a valorização de suas cotas, observada a política de investimento, por meio de investimentos na aquisição direta de ações ou títulos e valores mobiliários conversíveis ou permutáveis em ações de emissão das Companhias Alvode forma que o fundo venha a participar do processo decisório das Companhias Investidas, com efetiva influência na definição de sua política estratégica e na sua gestão. A meta é rentabilizar pelo menos IPCA+10,5% a.a. além de participar de IPO ou M&A de uma das empresas investidas.

POLÍTICA DE INVESTIMENTO

A estratégia do Fundo consiste investir em sociedades anônimas, abertas ou fechadas, emissoras de títulos e valores mobiliários, que atuem, direta ou indiretamente no setor de energia e que possam ser objeto de Propostas de Investimento pelo Fundo. Ademais, as empresas sendo de capital aberto, deverão estar listadas em um dos segmentos do Novo Mercado, da Bovespa ou permitir a participação efetiva do Fundo em sua gestão, por um dos mecanismos indicados no Artigo 15, parágrafo 1º do Regulamento. O objetivo de rentabilidade (benchmarking) é de IPCA+ 10,5%.

A carteira do Fundo será composta por ações ou títulos e valores mobiliários conversíveis ou permutáveis em ações de emissão das Companhias Investidas, de forma que o Fundo venha a participar do processo decisório das Companhias Investidas, com efetiva influência na definição de sua política estratégica e na sua gestão.

PÚBLICO ALVO

(i) investidores qualificados, pessoas físicas ou jurídicas, nos termos do Artigo 109 da Instrução CVM 409, devidamente “super-qualificados” na forma do Artigo 4, II da Instrução CVM 476; (ii) companhias seguradoras e sociedades de capitalização; (iii) entidades abertas e fechadas de previdência complementar; e (iv) fundos de investimento em cotas de fundos de investimento classificados como “Exclusivo” e “Multimercado”, desde que destinados exclusivamente a investidores qualificados, nos termos do parágrafo 6º do Artigo 112 da Instrução CVM 409. Investidores não residentes poderão adquirir cotas do FUNDO, desde que devidamente registrados perante a CVM, nos termos da Resolução nº 2.689, de 26 de janeiro de 2000 do Conselho Monetário Nacional e desde que se enquadrem como investidores qualificados nos termos da regulamentação da CVM.

Características

GESTOR

Ático Administração de Recursos Ltda
Responsável por assegurar que todas as premissas de investimento sejam aplicadas na escolha dos ativos do FIP e que os projetos sejam executados dentro das suas conformidades.

ADMINISTRADOR

BNY Mellon Serviços Financeiros DTVM S.A.
Responsável por assegurar que o “Compliance” seja obedecido, assim como as práticas regidas pelas leis e instruções, além de fazer interface com a CVM.

CONSULTOR TÉCNICO

Leme Engenharia Ltda.
Responsável pela avaliação técnica dos projetos de Geração de Energia.

CUSTODIANTE

Banco Bradesco S.A.
Responsável pelas guardas dos valores mobiliários relacionados aos projetos de geração de energia. 

PRAZO DO FUNDO

7 anos, sendo 4 anos de investimento e 3 de desinvestimento.

CAPITAL COMPROMETIDO/ MÍNIMO

R$600 milhões/R$10 milhões

TAXA DE ADMINISTRAÇÃO E PERFORMANCE

1,5%a.a sobre PL . 20% do que exceder de IPCA+10,5% e 20% de Bônus de Subscrição para Ático no momento de IPO/venda para estratégico.

ATIVOS ALVO

Sociedades anônimas, abertas ou fechadas, limitadas e títulos e valores mobiliários, que atuem, direta ou indiretamente, no setor de Geração de Energia.

Aplicações, resgates e outras informações sobre os nossos fundos fechados, favor entrar em contato com a Equipe Comercial através do e-mail comercial@atico.com.br ou pelo telefone:

(55 21) 3266 1300 - Priscila Cukierman

Fundos de Investimentos não contam com a garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Créditos / FGC. As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não con-stituem qualquer tipo de oferta de investimentos. Os investidores devem buscar aconselhamento profissional com relação aos aspectos tributários, regulatórios e outros que sejam relevantes à sua condição específica. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. Para avaliação da performance de fundos de investimentos, é recomendável a análise de um período de, no mínimo 12 meses. Ao investidor é recomen-dada a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento do fundo de investimento ao aplicar seus recursos. Os fundos de ações e multimercado com renda variável podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decor-rentes. Os fundos utilizam estratégias com derivativos, podendo resultar em perdas patrimoniais para seus cotis-tas, podendo inclusive acarretar perdas superiores ao cap-ital aplicado e a conseqüente obrigação do cotista de aportar recursos adicionais para cobrir o prejuízo do fundo. Estes fundos estão autorizados a realizar apli-cações em ativos financeiros nos exterior. Não há garantia de que estes fundos terão tratamento tributário para fundos de longo prazo. Os resultados relativos à perfor-mance do fundo são auditados anualmente pela KPMG Auditores Independentes. A rentabilidade divulgada não é liquida de impostos. Em atendimento à Instrução CVM nº 465, desde 02/05/2008, os fundos de renda variável deix-aram de apurar sua rentabilidade com base na cotação média das ações e passou a fazê-lo com base na cotação de fechamento. Assim comparações de rentabilidade devem utilizar, para períodos anteriores a 02/05/2008, a cotação média dos índices de ações e, para períodos pos-teriores a esta data, a cotação de fechamento.

Taxa de Administração do fundo Ático Hedge FIM é de 2,00% ao ano. Tendo em vista que o fundo admite a apli-cação em cotas de fundos de investimento, fica instituída a taxa de administração máxima de 2,50% a.a. (dois e meio por cento ao ano) sobre o valor do patrimônio líquido do fundo.

Taxa de Administração do fundo Ático Long Biased FIC FIA é de 1,80% ao ano sobre o valor do PL do fundo. Tendo em vista que o fundo admite a aplicação em cotas de fundos de investimento, fica instituída a taxa de adminis-tração máxima de 2,30% a.a. sobre o valor do patrimônio líquido do fundo.

Taxa de Administração do fundo Ático Renda Fixa Institucional IMA-B é de 0,7% ao ano sobre o valor do patrimônio líquido do fundo. Tendo em vista que o fundo admite a aplicação em cotas de fundos de investimento, fica instituída a taxa de administração máxima de 2,00% aa sobre o valor do PL do fundo.

Público Alvo Ático Hedge FIM: O fundo tem como público alvo os investidores, pessoas físicas ou jurídicas que tenham disponibilidade para manter os recursos investi-dos por longo prazo, e tenham tolerância a eventuais oscilações nas cotas. Investidores que buscam obter, no médio e longo prazo, retornos superiores aos dos depósi-tos interfinanceiros (“CDI”), através de uma equipe de profissionais que promova uma administração ativa de uma carteira diversificada entre várias classes de ativos existentes no mercado financeiro.

Público Alvo Ático Long Biased FIC FIA: O fundo tem como público alvo os investidores qualificados que buscam a valorização de suas cotas no médio e longo prazo.

Público Alvo Ático Renda Fixa Institucional IMA-B: O fundo tem como público alvo os investidores qualificados, assim definidos pela Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) n.º 409 de 18 de agosto de 2004 e alterações posteriores (“Instrução CVM nº 409/2004”), obedecendo às disposições da Resolução 3.792/2009 do Conselho Monetário Nacional, no que couber, que buscam obter retorno do índice de referência Mercado Anbima B – IMA-B ou um de seus sub-índices.